Como é feita a divisão da comissão corretores parceiros
Art. 728. Se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário.
CC – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Na intermediação imobiliária é comum a parceria entre Corretores de imóveis, podendo haver dois (2) ou mais envolvidos. Porém, não se obriga o(s) contratante(s) a pagarem mais que a comissão devida. Exceto, previamente mencionada em contrato entre contratante e contratada. E o percentual (%) de cada um, quando não mencionado, conforme o Art. 728, citado acima, é dividido em partes iguais. Bem como, também não necessariamente as comissões tem que ser sempre iguais. como veremos no outro tópico abaixo.
Um corretor pode receber uma comissão maior do que seu parceiro
A comissão pode variar conforme as contribuição no processo de venda.
Leia os dois (2) exemplos mais comuns de distribuição de comissão.
A comissão em partes iguais – nos casos de parceria entre corretores, com 2 por exemplo, também conhecida como 50% para cada. Neste caso, ambos se envolvem no processo de venda. Os casos mais comuns é quando um tem o imóvel e o outro o potencial comprador. Este tipo de parceria é muito viável, pois os dois já tem, tanto o imóvel, quanto o comprador preparados para fechar o negócio. Como assim? Por exemplo, no caso do parceiro com imóvel, o mesmo já fez todo o processo de cadastro, coletou as informações documental do imóvel e proprietário, bem como levantamento de certidões judiciais para analise de viabilidade da venda do mesmo. E ainda, tirou fotos, fez avaliação, dentre outros. Da mesma forma, acontece com o parceiro que tem o potencial comprador. Pois o mesmo o encontrou por meio de alguma rede de relacionamento, seja pessoal ou profissional. Independente que qual seja, o processo de análise de perfil é essencial. Como análise de credito, tipo de imóvel desejado, localização de preferência, acabamento, layout, dentre outros. Aí sim, se justifica a comissão em partes iguais, meia a meia, 50% para cada, como queira chamar.
A comissão proporcional – Enquanto a comissão proporcional, se justifica pelo fato de não atender os requisitos, acima mencionado na comissão em partes iguais. Ou seja, o caso mais comum é quando um dos parceiros, somente, indica ao outro parceiro um imóvel ou um potencial comprador, sem se envolver no processo de vendas. Apenas passando o contato, por exemplo, do proprietário do imóvel ou do potencial comprador. Se isentando-o de todos os processos legais, comerciais, atendimento de conclusão de venda. Neste caso, o combinado entre os parceiros pode variar muito, dependendo do seu grau de relacionamento com o parceiro. Mas o mais comum, é que a comissão pode variar entre dez (10%) por cento e vinte e cinco (25%) por cento da comissão total.
Vantagens da Parceria entre corretores de imóveis
Conheça alguns das vantagens
A Sinergia – no caso dos corretores, a sinergia é o resultado do esforço conjunto que individualmente não conseguiriam. Veja os exemplos abaixo.
Multiplicação – a multiplicação é um exemplo de que a parceria pode ajudar, pois significa mais opções de imóveis e potenciais compradores. Se cada um tem vinte (20) imóveis, agora terão quarenta (40) opções. Isso é a matéria prima para qualquer corretor. Da mesma forma acontece com quem tem potencial comprador e não tem o imóvel, mas o parceiro pode ter, e vice e versa. Consequentemente, mais oportunidade de fechamento de vendas. Afinal, clientes atendido e satisfeito é sinônimo de indicação a sua rede de relacionamento. E é assim que se constrói a multiplicação. Só uma observação: a multiplicação também acontece com trabalhando individualmente. Porém de forma mais lenta e dispendiosa.
Competência – a parceria entre corretores de imóveis também gera sinergia em virtude das competências técnicas individuais de cada corretor – ou seja, naturalmente, cada corretor tem suas especialidades técnicas. Por exemplo, network (rede) de relacionamento grande, pois muitos contatos. Outro possui bastante imóveis, com material adequado para divulgação. E outro especialista em mídia digital, redes sociais, afinado em anúncios pela internet. De fato, que um bom corretor de imóveis autônomo, para que se tenha um sucesso, precisa destas e tantas outras habilidades e conhecimentos para concretizar seus projetos profissionais.
Foco – Quanto mais focado em um segmento do processo de venda imobiliária, mais especialista se torna. Neste sentido, sabendo das suas e sabendo dos corretores parceiros, pode se alcançar um alto grau de resultado com a sinergia da parceria entre corretores de imóveis.